Consultoria imobiliária: como funciona e quando solicitar?
No momento de comprar ou alugar um imóvel, é importante ter o suporte de empresas e profissionais da área. Nesse contexto, pode valer a pena contar com os serviços de uma consultoria imobiliária.
Como os imóveis são bens de alto valor, ter uma consultoria para ajudá-lo no processo de compra ou venda, por exemplo, pode trazer mais segurança. Assim, é possível realizar uma transação mais assertiva e muito menos burocrática.
Quer aprender o que é uma consultoria imobiliária, como ela funciona e quando vale a pena utilizar esses serviços? Então continue a leitura!
O que é uma consultoria imobiliária?
Antes de entender se vale a pena contar com uma consultoria imobiliária, você deve saber como ela funciona. Esse é um serviço prestado por profissionais ligados ao ramo imobiliário e com experiência na área.
A ideia é que o consultor tenha um relacionamento próximo com o seu cliente, não se limitando a procurar imóveis e mostrá-los. Esse profissional busca conhecer as dores, necessidades, desejos e expectativas do cliente em relação ao imóvel buscado.
Desse modo, o consultor pode avaliar o mercado imobiliário, explicá-lo ao cliente e ajudar na busca por imóveis que realmente se enquadrem em todas as exigências do consumidor. A finalidade é que o consultor imobiliário conheça a fundo seu cliente, proporcionando uma experiência de compra mais tranquila e assertiva.
Além disso, o profissional que presta uma consultoria imobiliária não costuma ter conhecimentos limitados a esse ramo. Ele pode conhecer áreas como arquitetura, decoração, construção e reforma, além de outras questões técnicas relacionadas a um imóvel.
Ainda, é comum que o profissional apresente ao cliente outras soluções complementares nesse processo. É o caso, por exemplo, de soluções relacionadas à obtenção de crédito imobiliário.
Também é possível destacar a relação de proximidade entre consultores imobiliários e consumidores. Os profissionais costumam manter o relacionamento com o cliente mesmo após a venda — prestando suporte além do momento da compra. Logo, eles podem seguir esclarecendo dúvidas e indicando serviços de qualidade ao cliente.
Como funciona esse serviço?
Você já viu que a consultoria imobiliária é voltada a prestar suporte para os clientes que desejam comprar ou vender um imóvel. Dessa maneira, já é possível entender como funciona essa contratação e suas características.
Ao ser contratado, o consultor financeiro fará uma espécie de entrevista com o cliente. O objetivo é conhecer sua personalidade, suas expectativas e necessidades em relação ao imóvel.
Ele também precisa entender características pessoais do consumidor — como poder aquisitivo, forma de pagamento, composição da família, entre outras. É a partir desses dados que o profissional poderá começar a prestar seus serviços com maior assertividade.
Em um primeiro momento, o consultor imobiliário faz uma ampla pesquisa em toda a região escolhida pelo seu cliente. O objetivo é saber como funciona o mercado naquele local, o preço médio das propriedades, a oferta de imóveis e o padrão dos bens.
Com sua experiência, o consultor poderá filtrar os imóveis mais adequados para as necessidades de seu cliente. Isso se dá considerando questões como tamanho e número de cômodos, estilo do imóvel, proximidade com pontos desejados, facilidade de acesso, etc.
Escolhido o imóvel, o profissional ainda pode auxiliar com orientações acerca dos próximos passos — como a obtenção dos documentos necessários para concretizar a negociação. Portanto, a transação se torna mais segura e transparente para o consumidor.
Quais são as vantagens de uma consultoria imobiliária?
Além de conhecer o funcionamento da consultoria imobiliária, é importante entender as vantagens desse serviço. Observe alguns dos principais benefícios desse suporte:
Pesquisa ampla do mercado
A primeira vantagem de contar com uma consultoria imobiliária é a possibilidade de ter acesso a uma ampla pesquisa de mercado. Além de apresentar possíveis imóveis para a compra, por exemplo, o consultor fornece explicações detalhadas sobre o mercado.
Dessa forma, ele pode esclarecer questões como o preço médio da região, a possibilidade de valorização futura e as facilidades do local escolhido, por exemplo. Assim, você terá mais embasamento para sua tomada de decisão nesse momento tão significativo.
Adequação às necessidades
Outro ponto importante sobre a consultoria imobiliária é a possibilidade de suprir suas necessidades em relação ao imóvel. Quem está na fase de comprar um bem sabe que os desejos vão muito além do tamanho e preço de venda.
Cada família tem suas próprias expectativas em relação ao imóvel — que envolvem região, estilo, particularidades, diferenciais e acabamento. Então o consultor consegue entender todos esses pontos e buscar o imóvel ideal para as suas necessidades.
Suporte para o processo de compra e venda
Como você já viu, o consultor pode auxiliar no próprio procedimento de compra e venda da propriedade. Nesse contexto, há diversos detalhes que devem ser considerados no momento de fechar o negócio.
Primeiro, existem documentos específicos que devem ser entregues. Além disso, é preciso optar por uma forma de pagamento — sendo que a mais comum é o financiamento imobiliário, que também possui um procedimento próprio.
Nesse ponto, o ideal é contar com uma empresa especializada nessa solução. O consultor que deseja se destacar no mercado, no entanto, pode firmar parcerias com negócios que fornecem suporte para o comprador interessado em financiar um bem.
Há, ainda, questões envolvendo cartório de registros, escrituras públicas, assinatura de contrato, e outras etapas inerentes à compra de um imóvel. Por isso, contar com o suporte de uma consultoria agiliza e facilita todos esses procedimentos para o cliente.
Relação no pós-venda
Por fim, uma das grandes vantagens de uma consultoria imobiliária é permitir ao interessado contar com uma relação profissional no pós-venda. Isso porque, como você viu, o consultor também prestará suporte para o seu cliente após o negócio ser fechado.
Ele pode ajudar com questões tributárias, indicações de profissionais e serviços necessários após a compra do bem, regularização de documentos e outros pontos. Assim, além de garantir uma compra mais embasada, será possível contar com um serviço especializado nos primeiros momentos de sua nova morada.
Quando solicitar uma consultoria imobiliária?
Como você percebeu, a consultoria imobiliária atua em diversas frentes, desde o conhecimento das necessidades do cliente até o pós-venda. Desse modo, se você deseja adquirir um imóvel, pode considerar a contratação do serviço para facilitar seu processo de decisão.
Nesse ponto, uma dica é buscar por profissionais conhecidos no mercado, e que atuam de maneira legal e transparente. Além disso, como a compra de um imóvel requer um alto investimento, não se esqueça de considerar contar com suporte de outros profissionais do mercado.
Se você escolher fazer um financiamento imobiliário, por exemplo — que pode facilitar o seu planejamento financeiro e tornar o sonho do imóvel próprio mais próximo da sua realidade —, pode valer a pena contar com quem é referência no setor, como a FiNANZ.
Pronto! Agora você já sabe o que é uma consultoria imobiliária e quando vale considerar solicitar esse serviço. Como vimos, o profissional pode ser útil na compra do imóvel e indicar parceiros —agregando ainda mais valor à sua jornada e facilitando o seu processo de compra.
Ficou interessado em conhecer as melhores condições para financiar um imóvel? Então fale com a FiNANZ!