Arrumando as suas finanças em cinco passos
Para arrumar sua vida financeira ou suas finanças, dar os primeiros passos pode ser uma tarefa árdua e assustadora. Quando encontramos diversas desculpas para fazer algo, como por exemplo arrumar o guarda-roupas, lava o carro, assistir a uma série favorita ou até mesmo dormir no meio de uma tarde de domingo. Porém uma vez que você tenha suas finanças sob controle, economizará para objetivos específicos, poderá procurar os melhores produtos ou serviços e até fazer com que seu dinheiro trabalhe muito mais para você, além é claro de poder relaxar um pouco mais facilmente, sabendo que não terá surpresas desagradáveis ao amanhecer!
Mas antes de chegarmos ao âmago da questão, pare, sente-se e pense no que gostaria de fazer no futuro. Deseja comprar sua primeira casa, por exemplo, ou planejar a aposentadoria? Deseja ter seu próprio negócio? Tornar-se um nômade digital viajando pelo mundo?
Sem essa clareza, é muito mais difícil encontrar o melhor caminho diz Débora Matos, Diretora Executiva da FiNANZ. “E mesmo se você não tiver uma meta de economia específica, poderá apenas tornar seu dinheiro mais eficiente”.
Em primeiro lugar, feche todas as contas inativas
Uma das ações mais simples, porém, que poucos fazem é fechar todas as contas atuais antigas que você não usa há anos. Você pode ter se inscrito em várias contas que pareciam atraentes para você quando era mais jovem, mas, com o passar dos anos, pode ter sido atraído por ofertas tentadoras.
Para saber todas as contas abertas e quais os bancos, recomendamos você acessar o sistema do Banco Central – SCR, ele mostrará além todo o seu endividamento e o comportamento junto aos Bancos.
Agora em segundo lugar, vamos as dívidas
A principal das prioridades é possivelmente uma das mais assustadoras – veja o que você deve e pague dívidas com juros altos o mais rápido possível. Uma armadilha comum é fazer apenas os pagamentos mínimos no seu cartão de crédito, ficar no cheque especial ou até mesmo contratar um crédito pessoal no caixa eletrônico.
Existem várias maneiras de lidar com a dívida, incluindo a criação de um plano de pagamento, transformar um ativo imobilizado (imóvel ou carro) em dinheiro é melhor alternativa para conseguir juros mais baixos – também conhecido como crédito com garantia.
Se você tem dívidas estudantis, vale a pena investigar quanto você deve e qual é a taxa de juros.
Depois, que tal controlar as despesas?
Nossos avós nos deram conselhos sábios, dos quais rimos quando tínhamos 10 anos, mas estamos nos chutando por não seguirmos agora. Um deles foi: “não gaste tudo de uma vez”. É hora de calcular suas entradas e saídas e quais são suas prioridades.
“Existem apenas duas maneiras de aumentar sua riqueza e ser financeiramente livre: você cria riqueza ou economiza e investe”, diz Débora. “Então, se você está pensando em ganhar e planejar um futuro, precisa fazer o orçamento correto, por mais doloroso que seja”.
Examinar sua conta e fazer uma lista semanal ou mensal simples de entrada e saída de dinheiro pode ajudar você a entender o que gasta e onde precisa reduzir. Atualmente a maioria dos aplicativos dos Bancos, já separam o consumo de acordo com o segmento , o que facilita muito a sua análise, além, é claro de alguns App’s que “gerenciam” a suas finanças onde todas as despesas são categorizadas e você pode atualizá-las para fazê-las funcionar para você, para saber exatamente o que está gastando.
Você está investindo de 5 a 20% de sua renda em suas economias? Não fuja com as mãos sobre os ouvidos, é nossa recomendação. Mas você sempre pode começar com uma quantidade menor, ou qualquer que seja o valor, mas o importante é que comece agora. Adquirir o hábito de economizar, por menor que seja a quantidade e a melhor formula que existe. E depois revise-o regularmente.
Reserve três meses de gastos normais para uma emergência e então sente-se e realmente se desafie: quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Escreva sua meta no papel.
Ter alternativas conhecidas e desenhadas significa que você pode dar conta desses cenários “e se”, como sua máquina de lavar ou explodir ou precisar de um tempo de folga no trabalho.
Existe diversas oportunidades de investimentos no mercado brasileiro com excelentes profissionais e certificados pela CVM, como a XP Investimentos, BTG Pactual entre os bancos tradicionais já conhecidos, então compare-as para obter a melhor rentabilidade e a menor taxa de administração.
Verifique sua pontuação de crédito
Pode parecer um pouco Big Brother, mas todo mundo tem uma história e o banco central sabe disso, além dos Bureau de Crédito como Serasa, BoaVista, SPC entre outros. Se você não pagou a conta telefônica, ou o cartão de crédito, isso pode afetar a probabilidade de uma instituição financeira lhe emprestar dinheiro.
Para melhorar sua pontuação de crédito, tente fazer os pagamentos dentro do prazo, verifique e atualize toda a correspondência para o seu endereço atual se mudar de residência.
Agora, vários provedores oferecem serviços de verificação de pontuação de crédito gratuitamente, e isso não prejudicará sua pontuação.
Investir
Investir não é apenas para jogadores desequilibrados, como o Lobo de Wall Street. Depois de criar o hábito de investir e estiver pronto para participar do dinheiro por pelo menos cinco anos, poderá investir seu dinheiro nas bolsas de valores. Mas lembre-se, com investimentos, o valor pode diminuir tanto quanto subir. É por isso que faz sentido investir por um período mais longo do que vê-lo como uma maneira de enriquecer rapidamente. E você deve procurar diversificar e espalhar o risco, para que todos os seus ovos não estejam em uma cesta.Se você quiser saber mais sobre isso, consulte nossas dicas FiNANZ