Calculadora de financiamento: como saber se vale a pena financiar um imóvel?
Ter seu próprio imóvel, seja para sair do aluguel ou como forma de investimento, é um dos grandes sonhos dos brasileiros. Contudo, nem sempre é fácil alcançar esse objetivo. Mesmo quem consegue poupar uma quantia de seus rendimentos todos os meses pode ter dificuldade.
Por isso, uma das alternativas para conseguir comprar um imóvel é o financiamento imobiliário. Mas como saber se vale a pena ou não financiar um imóvel? Existem algumas questões a serem levadas em consideração — e uma calculadora de financiamento pode ajudar.
Quer saber se um financiamento de imóvel vale a pena para você? Então acompanhe a leitura deste texto e veja como fazer essa avaliação!
O que é um financiamento de imóveis?
O financiamento de imóveis, também conhecido como financiamento imobiliário, é uma espécie de empréstimo a longo prazo com a finalidade específica de adquirir um imóvel. Ou seja, trata-se de um recurso destinado a quem quer comprar um bem imobiliário (terreno, casa, apartamento, etc.).
A partir do crédito concedido por uma instituição, o consumidor adquire o bem desejado. A compra depende das preferências individuais do interessado. Afinal, o imóvel pode ser novo, usado, comprado na planta ou estar em construção.
Posteriormente, o tomador paga a dívida em parcelas, levando em consideração a correção monetária e os juros acrescidos. Por usar o próprio imóvel como garantia, a modalidade de crédito pode apresentar taxas mais baixas do que outras possibilidades. Ela também tem os prazos mais longos — podendo chegar até 35 anos.
O funcionamento do crédito é simples: o interessado em fazer um financiamento se dirige até a instituição, apresenta os documentos exigidos e preenche os dados necessários. Depois, a companhia analisará as condições e o risco de crédito do cliente, considerando diversos aspectos.
Se o financiamento for aprovado, a instituição desembolsa o valor acordado e o consumidor começa a pagar as parcelas. Nos casos em que o imóvel ainda está em construção, também é estipulado um prazo para a entrega das chaves aos novos proprietários.
Existe diferença entre financiamento e empréstimo?
Muitas pessoas ficam confusas com relação à diferença entre financiamento e empréstimo. Embora os dois mecanismos de crédito tenham certas semelhanças, é importante entender que eles não são sinônimos.
A seguir, confira separadamente cada um deles e identifique suas distinções!
Empréstimo
O empréstimo é um contrato entre um cliente e uma instituição financeira, na qual o primeiro recebe determinada quantia em dinheiro e precisa devolvê-la para a segunda dentro de um prazo estipulado no contrato, pagando também os juros.
Quando um empréstimo é realizado, o cliente pode utilizar do valor emprestado como bem entender. Em alguns casos a instituição pode solicitar que ele explique qual será o destino do dinheiro, mas isso não é um fator determinante ou obrigatório.
Financiamento
Assim como o empréstimo, o financiamento é um contrato entre cliente e instituição financeira, mas que apresenta regras específicas. Entre as principais está a necessidade de a pessoa utilizar a quantia que pegou emprestada para um motivo delimitado, como a compra de um imóvel ou veículo.
Por isso, geralmente o financiamento possui uma garantia ligada justamente ao bem que o cliente comprou com ele. No caso de um imóvel, a propriedade ficará alienada à financeira enquanto o consumidor quita a dívida.
Como calcular o valor do financiamento corretamente?
Como você viu, o financiamento, depois de aprovado, se torna uma dívida. Ela é acrescida de juros e correção monetária — e o cliente precisa honrar. Por isso, nem sempre é fácil saber exatamente qual será o valor total do financiamento.
Para calcular, é importante ter em mente alguns fatores, como:
- valor do imóvel;
- percentual de entrada;
- prazo do financiamento;
- taxa e valor da parcela;
- prazo para a entrega das chaves (quando a obra ainda não está completa);
- valor do aluguel de um imóvel similar;
- expectativa de rentabilidade desse investimento.
Como é possível notar, grande parte dessas informações depende do contexto. Por exemplo, o local e tipo do imóvel, situação do mercado imobiliário, histórico de crédito do solicitante e capital acumulado para dar de entrada.
Por esse motivo, diversas instituições oferecem aos seus clientes uma calculadora de financiamento. Ela analisa uma série de dados da possível negociação para encontrar o valor mais realista possível, tanto do total como das parcelas.
O que considerar na hora de financiar seu imóvel?
Agora que você já compreende como calcular o financiamento de um imóvel, é necessário entender quais informações levar em consideração para saber se o financiamento é uma boa opção ou não para você.
Nesse caso, é importante:
- dar uma boa entrada: quanto maior for a entrada, melhores serão as condições do financiamento. Portanto, organizar uma reserva com antecedência para esse fim pode ser uma boa ideia;
- calcular o custo total: não basta olhar apenas o valor da parcela. Considere sempre o prazo para fazer o cálculo total do financiamento do imóvel;
- saber o impacto em sua renda: é fundamental que, tendo acesso ao valor do financiamento, você identifique se esse gasto cabe no seu orçamento mensal;
- pagar o mais rápido possível: quanto antes a dívida for quitada, menor será o valor dela. Em alguns casos, é possível utilizar o FGTS para pagar mais rapidamente.
Além de pensar sobre as questões acima, também é importante procurar uma boa instituição que ofereça o financiamento. Existem diversas opções no mercado, mas nem todas apresentam aos clientes as condições para que possam fazer uma negociação adequada.
Portanto, é importante pesquisar a respeito das financiadoras, seu histórico, relatos de quem já utilizou os serviços e como a relação aconteceu. Para ter mais sucesso nessa jornada, vale contar com o apoio de um correspondente bancário. Esses cuidados são importantes e podem influenciar, inclusive, no cálculo final do financiamento.
Conclusão
Financiar um imóvel pode ser uma alternativa interessante para alcançar o objetivo de ter sua própria casa, terreno ou apartamento. Como vimos, além de utilizar uma calculadora de financiamento, é importante escolher uma boa instituição de financiamento para fazer a negociação.
Quer saber mais sobre as condições de financiamento de um imóvel e encontrar a melhor oportunidade para você? Então faça uma simulação conosco e conheça nossas soluções!