Como funciona o empréstimo com garantia de veículo? Entenda!

Ao procurar uma linha de crédito, é comum se deparar com diversas alternativas oferecidas pelas instituições financeiras. Entre elas está o empréstimo com garantia de veículo, uma modalidade que pode ser vantajosa para muitas pessoas.

No entanto, muitos não sabem como esse empréstimo funciona e suas principais características. Por isso, surgem dúvidas antes da contratação — como com quem fica o veículo, se o empréstimo vale mesmo a pena, o que considerar, entre outras.

Pensando nisso, neste texto você aprenderá o que é o empréstimo com garantia de veículo, como ele funciona e seus principais pontos de atenção. Confira e entenda melhor essa modalidade de crédito!

O que é o empréstimo com garantia de veículo?

Um empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade de crédito para quem precisa de um valor à vista. Especificamente nessa modalidade, um veículo é dado como garantia do contrato em caso de problemas.

Ou seja, caso o contratante não cumpra suas obrigações contratuais, o veículo será utilizado pela instituição financeira para cobrir a dívida.  O empréstimo é oferecido por instituições financeiras, que devem ser empresas especializadas e autorizadas pelo Banco Central (BC). 

Com essa modalidade, o interessado receberá um valor emprestado e terá a oportunidade de devolvê-lo pelo pagamento em parcelas mensais. Toda a transação é feita por meio de um contrato específico, que delimita as obrigações e direitos das partes. 

Dessa maneira, cada instituição financeira terá regras e condições próprias sobre os termos aplicáveis. A ideia é que haja vantagens para as duas partes, como você verá mais à frente.

Como ele funciona?

Agora que você entendeu o que é um empréstimo com garantia de veículo, é preciso conhecer o seu funcionamento. Como ele possui diversos detalhes e diz respeito a valores expressivos, é fundamental conhecer as características centrais para não ter problemas. 

Confira:

Quem pode contratar?

Primeiro, é preciso saber quem pode ser parte do contrato. Nesse sentido, os tomadores de crédito, que são as pessoas que recebem o valor emprestado, precisam ser pessoas físicas. Logo, não é possível contratar esse tipo de empréstimo como pessoa jurídica.

Já quem fornece o crédito, como você viu, precisa ser uma instituição financeira brasileira com autorização e auditada pelo Banco Central. Essas regras encontram-se na Resolução n.º 4.122 do BC, falando sobre os bancos comerciais, de investimentos, múltiplos e sociedades de crédito.

Qual é o prazo de pagamento?

Depois de contratar o empréstimo com garantia de veículo, em quantas parcelas o contratante pode quitar sua obrigação? Aqui, a resposta depende de cada contrato e instituição financeira, tendo em vista que elas oferecem condições diferentes.

Por isso, é fundamental avaliar todas as cláusulas, além de comparar condições em diferentes empresas especializadas. Vale ressaltar que, quanto maior o prazo, menores serão os valores de cada parcela — mas podem incidir mais juros totais.

Quais veículos podem ser utilizados como garantia?

Outra questão importante a respeito desse empréstimo diz respeito aos veículos que podem ser utilizados como garantia. Para servir a esse propósito, eles devem estar quitados e com documento em nome do contratante.

Vale ressaltar que não é possível utilizar um veículo que esteja no nome de um cônjuge. Em relação ao tipo, ele pode ser tanto motos quanto carros. O bem será avaliado pela instituição para verificar valores, ano/modelo e outros detalhes.

Nesse momento, também é fundamental entender a alienação fiduciária. Ela faz com que o veículo fique alienado à instituição financeira durante todo o contrato até a total quitação dos valores devidos. Mas o bem ainda fica em posse do contratante. 

Isso significa que é possível utilizar o veículo normalmente. No entanto, só é possível vendê-lo caso a dívida seja quitada previamente — ou a instituição aceite a transação. Para isso, ela fará uma avaliação do comprador para verificar se pode manter o contrato com ele.

Ao final dos pagamentos do empréstimo, a alienação fiduciária será retirada e o veículo volta à propriedade do contratante. Caso haja problemas durante o contrato, a instituição tomará o veículo como forma de pagamento.

Quais são as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Existem diversas modalidades de empréstimos, inclusive aqueles que não exigem garantia. Então qual é a vantagem de contar com uma linha de crédito que utiliza o seu veículo para garantir o pagamento?

Para responder essa pergunta, é preciso entender que as instituições financeiras precisam assumir o risco de inadimplência. Ou seja, o contratante pode ficar sem condições de pagar as parcelas do empréstimo durante o contrato. 

E isso é considerado na aprovação do crédito e na definição da taxa de juros. Logo, ao oferecer uma garantia a esse pagamento, o contratante demonstrará menos riscos às instituições. Com isso, as condições do empréstimo podem ser mais benéficas.

Como você viu, essas condições são diferentes para cada contrato, então é fundamental avaliar as particularidades. Mas, de modo geral, é usual que os empréstimos com garantia sejam mais vantajosos em comparação a outras modalidades.

Como solicitar o empréstimo com garantia de veículo?

Se você avaliou todas as condições e decidiu que um empréstimo com garantia de veículo é ideal para seu caso, é preciso saber como fazer a solicitação. Para isso, é preciso encontrar uma instituição ou correspondente com experiência e segurança — como a Finanz.

Depois, basta enviar uma proposta pelo próprio site, informando todos os dados necessários sobre os valores, o veículo e sua situação financeira. Também serão exigidos alguns documentos para comprovar essas situações.

Vale lembrar que o empréstimo com garantia de veículo pode ser solicitado por pessoas com o nome negativado. Mas é importante saber que isso não significa que a aprovação é automática, pois é preciso avaliar a renda, condições de pagamento e dados do carro ou motocicleta.

Se o empréstimo for aprovado e você aceitar todas as condições, basta concordar com o contrato e realizar o procedimento para alienação e requisição de valores. Esse processo e seus detalhes serão informados pela instituição escolhida.

Entendeu como funciona o empréstimo com garantia de veículo e suas principais características? Lembre-se de avaliar todas as condições do contrato e suas possibilidades de pagamento, além de escolher uma empresa séria e com boas propostas para você!

Ficou interessado em empréstimos e financiamentos? Então conheça todas as possibilidades da Finanz!