Quem busca por melhores oportunidades financeiras no setor imobiliário deve compreender o que é open banking. Presente no Brasil desde 2020, esse novo sistema de armazenamento e compartilhamento de dados impacta inúmeros segmentos da economia — inclusive o setor imobiliário.
Por isso, é importante compreender de que maneira a nova tecnologia funciona e quais mudanças ela traz para os consumidores. Sem compreender o open banking, não é possível aproveitar as oportunidades e vantagens que ele pode oferecer ao seu planejamento financeiro.
Ficou interessado? Então continue a leitura deste artigo e entenda o que é open banking e como ele impacta o segmento imobiliário!
O que é open banking?
O open banking tem ligação com uma legislação aprovada em 2018. Trata-se da Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa legislação estabelece quais são as regras para o uso de dados digitais, tanto no tratamento quanto no armazenamento.
Um dos pontos principais do texto está relacionado à necessidade de obter consentimento por parte do usuário — que passa a ter maior poder sobre como suas informações serão utilizadas.
A LGPD entrou em vigor em 2020 e, pouco tempo depois, foi feito o anúncio da criação do open banking por parte do Banco Central (BC). Vale notar que essa iniciativa também é conhecida como Sistema Financeiro Aberto.
Em termos gerais, ela busca incorporar a tecnologia e o compartilhamento de dados, a partir do consentimento do usuário. De maneira prática, você solicita os dados bancários para a instituição financeira em que tem uma conta e pode compartilhá-los com outras instituições financeiras.
Como o open banking funciona?
Como você viu, no open banking, o envio e recebimento de dados ocorre mediante autorização do cliente. Assim, no momento de coletar essa permissão junto ao consumidor, a instituição deve apresentar a finalidade do compartilhamento.
Caso o objetivo seja alterado com o tempo, é necessário que a instituição financeira solicite um novo consentimento ao cliente. Além disso, é possível que a validade de uma autorização seja de 12 meses, podendo ou não ser renovado.
Ademais, o usuário pode cancelar a aprovação a qualquer momento e em qualquer instituição autorizada a compartilhar seus dados. O consumidor tem acesso a todos os consentimentos válidos, sabendo quais instituições ele autorizou e quais dados foram disponibilizados.
As instituições participantes do open banking, por sua vez, disponibilizam um ambiente digital para que os usuários controlem suas permissões. Nele, deve ser possível analisar:
- informações compartilhadas;
- instituições envolvidas no compartilhamento;
- prazos de validade das autorizações concedidas;
- datas de requisição do envio e recebimento de dados;
- objetivo dos compartilhamentos.
Quais as vantagens do open banking para o cliente?
Com a implementação do open banking, os usuários passam a usufruir de certos benefícios que vale a pena conhecer. Acompanhe as principais vantagens relacionadas a essa solução tecnológica a seguir!
Aumento da concorrência entre as instituições
Uma das principais vantagens que o open banking oferece aos consumidores é o aumento da concorrência entre as instituições financeiras. Como os clientes podem migrar dados facilmente, as organizações precisam oferecer condições cada vez melhores para atraí-los e fidelizá-los.
Por isso, podem surgir novas soluções focadas no cliente e em sua experiência. Assim, as instituições oferecem serviços e produtos com preços e condições diferentes dos concorrentes, aumentando o poder de escolha de quem opta por compartilhar seus dados com as instituições.
Personalização de soluções
Com o open banking, não é necessário permanecer um longo período em uma instituição financeira para que ela lhe ofereça produtos e serviços personalizados.
Em função do compartilhamento de dados, outras organizações poderão conhecer seu histórico e oferecer oportunidades específicas para sua situação. Logo, a tendência é que seja fomentada a oferta de produtos, soluções e operações customizadas — ampliando as possibilidades dos consumidores.
Acesso a taxas diferenciadas
Por fim, outra facilidade são as taxas diferenciadas. Uma vez que os dados podem ser acessados facilmente, é maior a possibilidade de conseguir crédito com juros menores, por exemplo. Afinal, a análise de crédito pode ser feita por diferentes instituições de forma rápida, precisa e eficiente.
De que forma o open banking impacta o setor imobiliário?
Depois de saber o que é open banking e como ele funciona, é possível entender como ele impacta o setor imobiliário. Como você percebeu, esse novo sistema pode ajudar os clientes a acessar diferentes vantagens — o que também envolve o mercado de imóveis.
Como a implementação do open banking é recente, ainda não é possível medir com precisão todos seus impactos. Contudo, no médio e no longo prazo, o segmento de imóveis tende a ser favorecido pela relação entre avaliação das informações financeiras e a concessão de crédito imobiliário.
Com a oferta de financiamento mais favoráveis, a compra de imóveis tende a se tornar mais fácil, aquecendo e fortalecendo o setor.
Por que é importante entender sobre essa inovação?
Até aqui você conferiu as principais informações sobre o open banking, seu funcionamento e impactos no setor imobiliário. Mas por que é importante entender sobre essa inovação?
Na prática, o open banking tende a abrir espaço para que diferentes oportunidades financeiras sejam disponibilizadas ao consumidor com muito mais assertividade. Assim, compreender como funciona o compartilhamento de seus dados pode fazer com que você tenha acesso a melhores linhas de crédito — inclusive imobiliário.
Afinal, uma vez que diferentes instituições tiverem acesso ao seu histórico e movimentações, elas poderão oferecer condições diferenciadas e alinhadas ao que você procura. Como consequência, a ampliação das possibilidades de crédito pode deixar mais fácil colocar em prática seu planejamento financeiro e alcançar seus objetivos.
No mercado de imóveis, essa é uma maneira de aumentar suas chances de encontrar financiamentos ou crédito com garantia de imóvel mais vantajosos. Uma dica para fazer uma avaliação precisa das melhores opções do mercado é realizar uma simulação do financiamento e contar com o suporte de empresas especializadas — como a FINANZ.
Você compreendeu o que é open banking? Esse novo sistema tende a oferecer melhores produtos e serviços financeiros aos consumidores — dentro e fora do mercado imobiliário. Entretanto, para aproveitar essas oportunidades, é preciso entender esse compartilhamento de dados e utilizá-lo a favor de seus objetivos e interesses.
Quer saber como encontrar condições vantajosas para crédito ou financiamento mercado imobiliário? Então entre em contato conosco!